segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Segurança na BR-381

           Estamos no início de mais um ano. Esta data não parece ser a mais adequada para se falar em acidentes, muito menos em morte. A morte faz parte da vida. Quando acontece, ainda que de forma natural, nos pertuba e causa dor. Mas, quando provocada por acidentes, vêm à tona sentimentos conflitantes, já que interrompe a vida de maneira abrupta e cruel.

           Na BR-381, são mais de 1.100 km de extensão, ligando os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O que deveria ser caminho para abraços e reencontros, muitas vezes, transforma-se no caminho para a morte. Não é à toa que, no trecho que vai de Belo Horizonte a Governador Valadares, a estrada recebeu exatamente o apelido de Rodovia da Morte. Segundo dados da Polícia Federal, de 2007 a 2009, foram 8.203 acidentes. Somente nos 310 km que ligam estas duas cidades mineiras foram 397 mortes.

          Mais do que estatísticas, os números representam a dor de muitas famílias e a indiferença das autoridades. Estamos usando a força da internet para disseminar uma campanha em prol da duplicação da BR-381. Um abaixo assinado está circulando e precisamos da adesão do maior número de pessoas. Contamos com você para que tantas viagens interrompidas violentamente possam chegar ao destino final.

         Assine aqui
         Pela duplicação da BR-381. Por uma 381 Segura!

2 comentários:

  1. Meus sogros moram em João Monlevade, um dos trechos de maior incidência de acidentes. Fico completamente apavorado quando minha mulher viaja com meu filho para visitar os avós. Não quero nunca fazer parte dessa estatística vergonhosa. O pior é que a solução é super simples. Reativar a malha ferroviária, diminuindo assim o número de caminhões pesados. Aumentar a fiscalização, pois a única barreira da PRF é uma piada (nem a balança funciona e os policiais podem ser vistos dormindo dentro da guarita), duplicar a rodovia e acima de tudo, fazer uma campanha de conscientização da população. O blog tem o meu total apoio, já havia assinado o abaixo-assinado e agora vou divulgar.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, realmente o trecho nas proximidades de João Monlevade é um dos mais perigosos. Um amigo nosso sofreu um acidente terrível em uma curva super acentuada e sobreviveu por um milagre. Esperamos que esse movimento muito em breve se transforme em açoes efetivas. Estamos cansados de promessas políticas. Agradecemos seu depoimento. Continue divulgando, siga o blog! Um abraço.

    ResponderExcluir