Se puder evitar, melhor. Mas nem sempre é possível escapar de pegar a estrada em um dia chuvoso. Porém, pode-se evitar muitos acidentes, agindo com prudência e antevendo algumas situações desastrosas.
Muitos motoristas já têm uma noção de como proceder em situações de perigo eminente, mas sempre é bom reforçar algumas dicas:
* Antes de viajar é importante verificar se os pneus e os limpadores de pára-brisa estão em bom estado de conservação e funcionamento.
* Mesmo se a chuva estiver fraca é preciso bastante cuidado com a velocidade, pois apesar da estrada ainda não estar encharcada, quase sempre há óleo na pista.
* Se o carro começar a derrapar na curva apenas reduza a marcha, não freie.
* Sempre que avistar algum acidente ou algum outro tipo de retenção que exija redução de velocidade brusca, utilize o pisca-alerta logo antes de frear, para sinalizar ao motorista que vem atrás.
* Após passar pelo local onde ocorreu o acidente, é importante alertar os motoristas que vêm no sentido contrário, piscando o farol alto.
* Se a chuva estiver muito forte, dirija devagar e com o pisca-alerta ligado. Mas o melhor neste caso é parar em um local seguro, esperar a chuva passar e só depois retomar a viagem.
A urgente necessidade de melhoria nas condições da estrada é fato inquestionável. Nossa contribuição por agora em prol de uma estrada menos violenta é dirigirmos com atenção, nos preocupando com a nossa vida e a dos outros que transitam por ela.
Se ainda não assinou a petição pela duplicação da BR-381, precisamos de sua ajuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário